quinta-feira, 30 de agosto de 2007

INFORMATIVO

Cia Melhores do Mundo







Deu no O dia on Line

Por Ricardo Calazans

Jajá, Juju & Klimber Sucesso no teatro, na TV e na Internet, grupo brasiliense Os Melhores do Mundo vai gravar DVD pela Warner

Rio - Existem pessoas que não se abatem por nada. Até mesmo os mais terríveis obstáculos são encarados como novos e maravilhosos desafios. Como a vez em que o sexteto de humoristas da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, de Brasília, fez temporada no Teatro Ipanema, em 1996. Era verão e o espetáculo começava numa hora em que seu público potencial ainda estava na praia. Qualquer um ficaria chateado, desmotivado com isso, mas não Os Melhores do Mundo. Tanto que, neste fim de semana, celebram os dez anos do espetáculo ‘Notícias Populares’ com a gravação de um DVD no Canecão.

O grupo acaba de assinar um contrato com a gravadora Warner, fato raro para grupos teatrais, para registrar o espetáculo, fenômeno de público por onde passa: somente no último ano, ‘Notícias Populares’ foi visto por 200 mil espectadores. “No começo, fazíamos espetáculos para 100 pessoas em Brasília”, conta Jovani Nunes, um dos seis Melhores do Mundo, ao lado de Ricardo Pipo, Welder Rodrigues, Adriana Nunes, Adriano Siri e Victor Leal, todos entre 34 e 39 anos. “Ficamos três anos num teatro para 150 pessoas e outros seis num de 400 lugares. Hoje, não dá mais. No Rio, só Canecão ou Citibank Hall”, diz.

O grupo põe na conta da Internet o sucesso atual. Ano passado, encenaram no ‘Programa do Jô’ um esquete com o personagem Joseph Klimber, um pobre coitado que nunca desiste, apesar das adversidades da vida. O vídeo parou no YouTube e a vida dos Melhores do Mundo mudou. “Nós temos uma existência antes e depois da Internet. O acesso à informação é mais democrático. Isso nos beneficiou”, diz Welder Rodrigues, intérprete de Klimber, que também faz sucesso no ‘Zorra Total’, com Adriana Nunes, como o casal Jajá e Juju.

“O Welder é o único que experimentou assédio, por causa da TV. Os outros são famosos não-famosos”, brinca Adriano Siri. “Mas nossa vida não mudou drasticamente”, conta Welder. “Estamos trabalhando mais, mas este sempre foi nosso projeto: ser um grupo de teatro nacional.” As platéias lotadas comprovam: eles chegaram lá.

PÚBLICO IGUAL AO DO REI
No último fim de semana, Os Melhores do Mundo lotaram o teatro da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende: 2.900 pessoas. “O administrador do teatro disse que isso só aconteceu antes com o Roberto Carlos”, comemora Welder. Ao todo, ‘Notícias Populares’ já foi visto por 700 mil pessoas. Ainda assim, não é o espetáculo mais popular da companhia. “Mais de um milhão de pessoas assistiram ‘Sexo’ (uma das 20 peças do grupo, que ano passado fez o curta ‘À Espera da Morte’). Mas só com o ‘Notícias’ eles estouraram nacionalmente”, diz o produtor Carlos Henrique Rocha.

Joseph Klimber, esquete que será encenado dias 1 e 2 no Canecão, não foi o ‘boom’ inaugural do grupo na Internet. “Há alguns anos, imaginamos um esquete em que o País falido alugava espaço no Hino para logomarcas”, lembra Jovani. Um promotor implicou com versos como “Num posto da Ipiranga às margens plácidas” e quis prender o grupo. “Não deu em nada. E ainda ganhamos elogio do Millôr”, lembra Adriana.