sábado, 29 de setembro de 2007

SOFTWARE DA SEMANA



A ZoneAlarm, renomada empresa de segurança para computadores que detém em seu currículo o mais conhecido firewall gratuito do mercado, continua na ativa e está atacando novamente para defender os internautas.

Seu novo programa, o ForceField, preza pela segurança dos usuários de uma maneira diferente dos convecionais firewalls e anti-vírus. O conceito aqui utilizado chama-se sandbox, e consiste em rodar seu navegador em um espaço alternativo e restrito.

Funciona mais ou menos assim: você acessa seu Internet Explorer (ou Mozilla Firefox) e todas as trocas de informações que acontecem durante a sessão são automaticamente descartadas após o encerramento dela.

Entre e use a vontade

Navegação despreocupada: o programa cria um legítimo campo de força no seu browser que, além de evitar ameaças vindas de downloads e sites da internet, age bloqueando aplicativos maliciosos presentes no próprio computador (keyloggers e capturadores de tela).

Privacidade garantida: todo o histórico de sites acessados, senhas digitadas, e-mails repassados e conversações é descartado após o fechamento do navegador. O usuário deixa o computador sem deixar vestígios.

Conveniência: não há nenhuma interferência na navegação usando o ForceField. Se você quiser, pode carregar o arquivo de instalação dentro do seu pendrive ou baixá-lo para instalar o programa e garantir segurança quando acessar a internet em qualquer local.

Depois da instalação, o programa já cria uma barra junto ao seu navegador. Através dela, pode-se acessar o "Private Browser", que nada mais é do que acessar a internet com todas as funções citadas acima. Além disso, existem outros botões para mudar algumas configurações internas e checar o nível de perigo das páginas que você está acessando.

NOSSA OPINIÃO

Tanto pelo lado do usuário, que quer manter sua privacidade e saber que está navegando em segurança, quanto pelo do proprietário do computador, que se assegura que nada nocivo contaminará seu sistema, o uso do ForceField se encaixa perfeitamente.

O programa pode ser encarado como uma excelente solução para Lan Houses ou qualquer tipo de computador público, pois são nestas ocasiões que os PCs mais sofrem com vírus e spywares, enquanto os usuários nunca tem confiança total na hora de acessar conteúdo privado.

Embora exista um certo preconceito (e com razão) contra softwares de segurança em versão Beta, com o ForceField a história é um pouco diferente — pois o programa não interage profundamente no kernel, não criando assim problemas complexos ou irreversíveis para a sua máquina.

Mesmo assim, trata-se de um programa em fase de desenvolvimento, o que pode acarretar em pequenas inconvêniencias de funcionamento não previstas.